Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Eletrodiálise Reversa no Tratamento do Concentrado de Osmose Reversa para Aproveitamento de Água na Indústria de Bebidas.

Apresentamos os resultados promissores obtidos através do teste piloto de Eletrodiálise Reversa (EDR)

Teste realizado pela Engeper Ambiental e Perfurações Ltda. no tratamento de rejeito de osmose reversa (OR) de uma indústria de bebidas. O estudo demonstra a eficiência e a robustez da tecnologia, destacando a significativa redução dos teores de sais na água, evidenciando o potencial da EDR no aproveitamento de recursos hídricos.

A Eletrodiálise Reversa (EDR) é um processo eletroquímico capaz de promover a remoção de íons presentes na água e nos efluentes, de forma que estas espécies iônicas em solução, são transportadas de um compartimento para o outro, separados por membranas íon-seletivas, aniônicas e catiônicas, formando compartimentos concentrados em íons e compartimentos com concentração menor de íons em relação a solução de alimentação da EDR. Essa movimentação iônica se dá devido a ação de um campo elétrico gerado nos eletrodos. Há uma migração dos cátions (íons de carga positiva) no sentido do catodo (eletrodo negativo) e dos ânions (íons de carga negativa) no sentido do anodo (eletrodo positivo).Esse processo ocorre dentro do STACK.

O resultado é uma baixa concentração eletrolítica, enquadrando a água e os efluentes nos padrões requeridos (Figura 1). Para evitar formação de incrustações nas membranas, promove-se a reversão dos polos elétricos de tempo em tempo, de forma que os íons se direcionem em sentido contrário, evitando a formação de depósitos/incrustações sobre as membranas.

Figura 1: Ilustração Princípio Eletrodiálise Reversa (EDR)

São algumas aplicações da Eletrodiálise Reversa (EDR) com o objetivo de redução de sais e condutividade:

ÁGUA

  • Adequação de água para abastecimento;
  • Abrandamento de água para processo produtivo;
  • Adequação de água para hidrantes;
  • Dessalinização de água salobra e do mar;
  • Irrigação;
  • Uso em áreas comuns;

EFLUENTE

  • Adequação de efluente para reuso em processo industrial (caldeiras e torres de resfriamento);
  • Otimização de recuperação no Rejeito da Osmose Reversa;
  • Remoção de metais contaminantes;
  • Economia circular na recuperação dos sais de banhos (galvanoplastia);

A Engeper Ambiental e Perfurações, única fabricante nacional do equipamento de Eletroidálise Reversa (EDR) no Brasil, realizou um teste piloto (figura 2) na unidade nacional de uma indústria no segmento de bebidas, visando otimizar o tratamento do concentrado de osmose reversa para aumentar o aproveitamento de água em processo de utilidades. Abordamos aqui os resultados obtidos e a viabilidade da implementação da tecnologia de Eletroidálise Reversa (EDR) no setor de tratamento e reuso de água para indústrias nesse segmento.

Figura 02: Unidade de teste Eletrodiálise Reversa (EDR) Engeper Ambiental e Perfurações.

Foi adotado como alimentação do equipamento de Eletrodiálise Reversa (EDR) a amostra de concentrado de Osmose Reversa, tratado em dois estágios (figura 3). Para esta amostra, foram testados íons cloreto, sulfato, cálcio, magnésio, sódio, condutividade, alcalinidade total, dureza total, sílica total e sólidos totais dissolvidos.

Figura 3. Quadro esquemático do teste realizado.

Os resultados revelaram uma notável redução nos teores de íons, destacando-se a remoção de 97% de cloreto, 72% de sulfato e média de 89% para outros íons. A eficiência da Eletrodiálise Reversa (EDR) na redução de condutividade elétrica foi de 90%, indicando uma expressiva capacidade de dessalinização. A recuperação de água como produto foi de 79%, com 21% sendo concentrado.

Os resultados do teste piloto confirmam que a Eletrodiálise Reversa (EDR) é uma técnica eficiente e robusta para a remoção de sais em águas de abastecimento e efluentes industriais

O uso da Eletrodiálise Reversa (EDR) no tratamento do rejeito de OR da indústria de bebidas demonstrou um potencial significativo para otimizar o processo e aumentar o aproveitamento do recurso hídrico.

A Eletrodiálise Reversa (EDR) oferece uma solução de baixo custo energético e operacional e alto desempenho, alinhando-se com os princípios de sustentabilidade e gestão hídrica da Engeper Ambiental e Perfurações.

A Engeper Ambiental e Perfurações possui corpo técnico com experiência de mais de 20 anos na aplicação de EDR na produção de água potável e tratamento de efluente e 40 anos em perfuração de poços profundos. Tem como princípio a execução 360° através de:

  • Captação de Hídrica através da perfuração e manutenção de poços artesianos com equipes e equipamentos próprios. São responsáveis pela perfuração mais profunda para abastecimento da américa latina com 1.650m de profundidade e know-how no desenvolvimento de projetos de perfuração de alta complexidade.
  • Monitoramento e Telemetria com a instalação de equipamentos e sensores para monitoramento remoto via software de poços artesianos, reservatórios e redes de distribuição.
  • Fabricação de equipamentos de Eletrodiálise Reversa (EDR) com foco de redução de condutividade e dessalinização. 

Leia também: https://blog.engeperambiental.com.br/eletrodialise-revolucao/
Leia também: https://blog.engeperambiental.com.br/consultor-internacional/
O que falam sobre EDRhttps://www.revistatae.com.br/Artigo/664/eletrodialise-reversa-edr-hoje-atende-variadas-aplicacoes-e-trata-farmacos-e-vinhaca

Lorena Zapata

Lorena Zapata

Diretora de Novos Negócios e Sustentabilidade. Marketing pelo Mackenzie e ESPM, trás sua experiência em grandes empresas para o desenvolvimento de novos negócios. Certificada em Sustentabilidade pela Cambridge University, faz com que a agenda seja a guia de nossas condutas. Disseminar o propósito da empresa e construir um negócio saudável para a 2a. geração é o seu maior propósito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir o WhatsApp
1
Vamos conversar?
Olá 👋 Hidro Fã
Precisa de ajuda?